Monday 2 April 2018

Estratégia reversa básica


Reversi / Estratégia.
As peças do jogo são rápidas, facilmente e (muitas vezes) repetidamente, de modo que oferece pouca vantagem - e, de fato, geralmente se torna desvantajosa - para tentar ganhar a maioria das peças no início do jogo. Os cantos, a mobilidade, a jogada de borda, a paridade, o jogo final e a aparência formam os principais elementos da estratégia Othello bem-sucedida.
Fig. 1 O layout da placa.
O jogo tem 8x8 quadrados com a posição inicial mostrada. Cada quadrado tem um nome (o canto superior esquerdo é a1).
Fig. 2 Os quadrados nomeados.
Existem alguns quadrados que os jogadores nomearam:
As posições de canto, uma vez jogadas, permanecem imunes a flipping para o resto do jogo: assim, um jogador pode usar uma peça em um canto da placa para ancorar grupos de peças (começando com as bordas adjacentes) permanentemente. Então, capturar um canto, muitas vezes, prova uma estratégia efetiva quando surge a oportunidade. Mais geralmente, uma peça é estável quando, em todas as quatro direções, está em um limite, em uma linha cheia ou ao lado de uma peça estável da mesma cor.
Um oponente que joga com uma estratégia razoável não irá tão facilmente abandonar o canto ou qualquer outro bom movimento. Então, para alcançar esses bons movimentos, você deve forçar seu adversário a jogar movimentos que renunciam a esses bons movimentos. A melhor maneira de conseguir isso envolve a redução do número de movimentos disponíveis para o seu oponente. Se você restringir consistentemente o número de movimentos legais que seu oponente pode fazer, então, mais cedo ou mais tarde, eles terão que fazer um movimento indesejável. Uma posição ideal envolve ter todas as suas peças no centro cercadas pelas peças do seu oponente. Em tais situações, você pode ditar o que o seu adversário pode fazer.
Quando os movimentos parecem iguais em relação ao que move, você vai se deixar e seu oponente, jogar uma estratégia de peça mínima tenderá a vantagem, porque a minimização de seus discos tenderá a deixar menos discos para o seu oponente virar as jogadas subseqüentes do jogo. Não se deve jogar a estratégia de disco mínimo para um extremo, no entanto, como isso também pode levar rapidamente a uma falta de mobilidade.
Ao jogar peças nas bordas da placa pode parecer som (porque elas não podem ser viradas facilmente), isso muitas vezes pode ser prejudicial. Edge-peças podem ancorar flips que influenciam movimentos para todas as regiões da placa. Por isso, isso pode, mais cedo ou mais tarde, envenenar os movimentos mais tarde que você faz, fazendo com que você jogue várias peças e abra muitos movimentos para o seu oponente. No entanto, às vezes, jogar em uma borda em que seu oponente não pode responder facilmente deixará esse oponente com menos movimentos disponíveis.
O quadrado imediatamente diagonalmente adjacente ao canto (chamado de quadrado X), quando jogado no jogo inicial ou inicial, normalmente garante a perda desse canto. Jogar para os quadrados de borda adjacentes ao canto geralmente pode levar a armadilhas táticas envolvendo sacrificar um canto, ou simplesmente jogar a borda em uma seqüência específica.
Em geral, você deve evitar o jogo de borda no jogo do início e do meio, se possível, a menos que você possa obter concessões maiores em termos de mobilidade ou uma massa de peças imobilizáveis.
À medida que o jogo progride, as regiões da placa normalmente se separarão, onde nenhum dos lados pode evitar que o outro jogue arbitrariamente nessas regiões. Simplesmente contando o número de quadrados em uma região, pode-se verificar se existe um número ímpar ou igual de quadrados. No caso de um número ímpar de quadrados, jogando lá primeiro, você pode forçar seu oponente a jogar primeiro fora dessa região. Você conseguiu isso simplesmente jogando naquela região a qualquer momento, tem um número ímpar de quadrados disponíveis, e ao não tocar nela quando possui um número par de quadrados. Se você levar em consideração determinados quadrados em uma região que parece muito perigosa (como um quadrado X ou um quadrado de borda que leva a uma armadilha óbvia), então você pode forçar seu oponente a jogar em outro lugar ou a ocupar um desses quadrados perigosos.
Como em qualquer boa estratégia para xadrez ou para damas, um jogador não deve considerar apenas a situação atual no quadro. Para cada movimento que você considere, você deve considerar as possíveis respostas do seu oponente, depois as respostas subseqüentes que você fará para esses movimentos e assim por diante. Os aspectos da posição atual podem não permanecer relevantes alguns movimentos, portanto. Então, ao otimizar sua mobilidade, ganhar cantos ou qualquer outra coisa, você deve considerar a melhor maneira de fazer isso para o longo prazo, em vez de apenas para a próxima jogada.
Para o final (os últimos 20 movimentos do jogo), as estratégias geralmente mudarão. Técnicas especiais, como varredura, acesso e detalhes de movimento, podem ter um grande impacto no resultado do jogo. Nestes estágios tardios do jogo, não existem regras rígidas. O jogador experiente tentará olhar para frente e ter uma idéia do que levará ao melhor resultado final.

Othello: uma introdução à estratégia e tática.
por Colin Springer.
I. O Jogo.
A configuração inicial padrão é mostrada abaixo (figura 1). Observe a coordenação padrão do quadro: ao contrário do xadrez, as linhas são rotuladas de cima para baixo.
Um movimento consiste em colocar um disco (seu lado para cima) na placa de tal forma que "flanqueia" uma série de discos do seu oponente em uma ou mais direções.
Por exemplo, na posição inicial da diretoria, os movimentos legais do preto são d3, c4, f5, e6. f6 não é um movimento legal, uma vez que não há disco preto no c3 para flanquear os discos brancos em e5 e d4.
Agora, considere a posição abaixo (figura 2) com o branco para mover:
Aqui o branco pode jogar e7 (lançando discos em e5 e e6 para branco) ou para d6 (lançando d5, e5 e e6), entre outras possibilidades.
Se acontecer que um jogador não tenha movimentos legais, ele deve "passar", permitindo que o outro jogador se mova de novo. O jogo termina quando nenhum jogador tem um movimento legal (ou seja, depois de dois "passes"). Normalmente, isso ocorre quando todos os 64 quadrados foram preenchidos, mas em alguns casos haverá quadrados vazios aos quais nenhum dos jogadores pode jogar legalmente.
Quando o jogo terminou, o vencedor é determinado pela adição de discos de cada jogador - o jogador com a maioria dos discos neste ponto é declarado o vencedor. Note que é possível que o jogo termine em um sorteio.
II. Estratégias básicas.
2.1. Discos estáveis.
Na figura 3 acima, por exemplo, o branco deve evitar jogar b7, pois isso permite que o preto responda com a8 (figura 4).
Agora o preto controla o jogo. (s) ele tem o disco de canto em a8, que branco nunca pode virar de volta. Além disso, ao jogar posteriormente para b8, c8, d8 e assim por diante, o preto pode estabilizar grande parte da borda sul.
Este exemplo ilustra os perigos de tocar os chamados "quadrados X": aqueles como b2, g2, b7, g7 que são diagonalmente opostos a um canto. Se o seu oponente conseguir capturar o canto (imediatamente ou eventualmente), sua posição será geralmente inferior. Esta não é uma regra escrita em pedra - como veremos mais adiante, em muitas situações jogando um quadrado X é, na verdade, a melhor jogada disponível, e pode girar drasticamente a maré de um jogo próximo. No entanto, bons jogadores raramente jogam em um quadrado X antes de mover 30 ou 40.
2.2. Controlando o Jogo.
Na figura 5, por exemplo, o preto conseguiu eliminar totalmente a mobilidade do branco. Como deve (se) ele explorar isso? A resposta está no movimento h6. Agora, o branco tem dois movimentos legais, g6 e h7. Se o branco tomar h7, o preto deve jogar g6 (figura 6).
Agora, o único movimento legal de White é g7, dando o h8 preto e uma vitória clara. As conseqüências do movimento dos brancos foram tão terríveis, que parece que o outro movimento (g6) deve ter sido melhor. Mas, depois do movimento de Black H2, o branco deve jogar g2 e, depois do movimento preto, h7, o branco deve jogar o g7! (figura 7).
Mais uma vez, a posição do branco é impossível. O preto leva h8 com outra vitória clara.
2.3. Como ganhar controle (parte 1) - Minimização de disco.
Uma característica óbvia desta posição é que o preto tem apenas 6 discos em comparação com os 25. brancos. A maioria dos novatos olhava a situação na figura 5 e imediatamente assumiu que o branco está ganhando, já que o objetivo no othello é acabar com tantos discos quanto possível. No entanto, acabamos de ver como isso é errado!
Na verdade, o preto está ganhando em grande parte PORQUE o branco tem muitos discos. Como o preto possui muito poucos discos, o branco tem poucos movimentos (desde que ele deve virar discos pretos para fazer um movimento). E, como resultado, o preto está em boa posição para garantir o controle do jogo.
Para resumir: no meio do jogo, a estratégia principal é maximizar o número de movimentos disponíveis, minimizando o adversário (o preto tem 15 movimentos acima, enquanto o branco não possui nenhum). Na maioria das circunstâncias, o jogador que tem o menor número de discos está ganhando. Como conseqüência, os bons jogadores de othello escolherão frequentemente movimentos que virão o menor número possível de discos, de preferência apenas um!
2.4. Como Ganhar Controle (parte 2) - Centralize !, ou Não Construa Paredes!
Na figura 8, o preto tem 18 discos para o branco de 24. Então, o preto deve estar ganhando! Mas isso claramente não é o caso. O único movimento legal do Black é jogar b7, desistindo do canto a8 para o branco. Então, a posição do negro acima é bastante impossível.
Por que é isso? Mais uma vez, o fator mais importante no midgame de othello é a mobilidade: aqui o preto tem apenas um movimento legal enquanto o branco tem 16! Contar movimentos para cada lado é demorado em um jogo real, por isso precisamos de formas de aproximar a mobilidade. Um deles é a minimização do disco, como acima. Mas, possivelmente, ainda mais importante é evitar a construção de paredes.
Acima, os discos de preto na região norte do tabuleiro bloqueiam totalmente todos os movimentos possíveis lá, ao mesmo tempo que dão ao branco uma escolha livre! Os discos centrais de White, por outro lado, dão preto quase sem movimentos ao fornecer discos de âncora para a grande variedade de opções de branco.

Estratégia reversa básica
Guia de Estratégia para Reversi & amp; Reversi invertido.
No clássico jogo do Reversi, você tenta terminar com a maioria dos discos da sua cor no final do jogo. Em Reversi Reversi, as regras são as mesmas, mas o objetivo é acabar com o menor número de discos. Muito do pensamento estratégico por trás do clássico jogo também pode ser aplicado ao jogo inverso, embora às vezes em reverso!
Preto, para mover, tem uma escolha.
de quatro quadrados simetricamente equivalentes.
dezesseis, enquanto o 2x2 central.
Os jogos podem ser registrados, listando os números de movimento e as coordenadas de cada jogador.
ou gravando os números de movimento em uma grade. O diagrama 4 mostra uma seqüência de movimento típica para a abertura Tanida sobreposta ao topo da posição alcançada após os primeiros 8 movimentos.
ou Algoritmo ganancioso.
Diagrama 5: muito, muito cedo.
(Execute o mouse sobre a placa para ver o resultado)
Em reversi invertido, você não precisa se preocupar em ser exterminado, pois isso também é uma vitória, mas esse é outro argumento contra o território de busca útil. Em um dos meus primeiros jogos invertidos, estava tão ocupado preparando o terreno para o grande acabamento que perdi o fato de que meu oponente estava evaporando e de repente fui forçado a pegar o último de suas peças antes que a metade dos discos já estivesse presa. Escusado será dizer que agora tento mais para garantir a sobrevivência do meu oponente.
(Passe o mouse para destacar os discos estáveis)
Olhando para o diagrama 5, deve ser evidente que, se você forçar o seu oponente a tomar todos os quatro cantos e bordas, é provável que acabem com a maioria dos discos. Basta inverter os valores posicionais de cada quadrado dá uma primeira aproximação a uma avaliação fixa do jogo inverso. Um estudo mais aprofundado mostra que, enquanto ocupando um quadrado X no jogo clássico, é provável que dê um canto e, portanto, geralmente é um movimento ruim, o controle de ambos os C-quadrados eo quadrado X é necessário se você for obrigar seu oponente para tomar a esquina. Uma vez que um disco foi colocado em um C-square, ele só pode ser virado por um movimento para o quadrado do canto. O quadrado X pode ser virado mais prontamente e pode ser usado pelo seu oponente como um passo para um C-square. Da mesma forma, tomar um quadrado A precoce pode fornecer acesso aos quadrados C para seu oponente, então provavelmente deve ser evitado. Pelo menos um A-square será necessário para evitar qualquer possibilidade de seu oponente virar o X-square mais tarde no jogo no entanto. Compare o Sudeste e cantos sudoeste do diagrama 8 abaixo. Black quase certamente terá que jogar para h8 antes do jogo estar fora, ganhando um canto indesejado. No entanto, jogar b6 irá virar o disco em b7 e, se o branco não puder virar novamente b7, dependendo da mobilidade relativa durante o jogo final, existe a possibilidade de que o branco possa ter que tomar o canto sudoeste até a conclusão do jogo.
Ao reconhecer as limitações da estratégia de posição pura, sugiro a tabela estática acima para consideração como um guia rápido para o valor relativo provável de vários quadrados em Reversi Reversa. Em suma, os quadrados C são quase sempre úteis, enquanto que os adjacentes a eles provavelmente devem ser evitados porque eles fornecem acesso ao C-quadrado.
Em cada etapa do jogo você terá que escolher entre o número limitado de movimentos disponíveis para você. No diagrama 9, o branco tem apenas 3 movimentos disponíveis ou "liberdades", dois dos quais dão um canto para preto imediatamente. Supondo que as peças brancas para o e8 preto terão 13 movimentos disponíveis, dos quais 11 levará a uma vitória com a melhor jogada possível por ambos os lados depois disso. Nesta posição, o branco tem pouca mobilidade com poucos movimentos para escolher, tudo muito ruim nisso, enquanto o preto tem boa mobilidade com muita escolha. Enquanto houver pelo menos um movimento não-desastroso para cada jogador, o jogo permanecerá em equilíbrio, mas se você puder começar a restringir a mobilidade do seu oponente enquanto mantém o seu, então você pode forçá-los a ter que fazer mal se move.
Diagrama 10: Preto para jogar.
Cada movimento é jogado em um quadrado vazio adjacente ao disco de um oponente e virou pelo menos um de seus discos. Os discos que possuem quadrados vizinhos vazios formam a fronteira, enquanto aqueles que não são chamados de discos interiores. Os discos mais fronteiriços que você tem, as escolhas mais do seu oponente e, do mesmo modo, um conjunto menor de discos de fronteira restringe o número de movimentos disponíveis. Deve ficar claro que a minimização da fronteira é fundamental para conquistar a batalha pela mobilidade. No diagrama 11, o preto deve jogar a6 lançando 3 discos (em vez de f7 que flip 1), pois isso mantém a fronteira ao mínimo. Um movimento como este que não gira qualquer disco de fronteira é chamado de movimento silencioso e muitas vezes representa uma boa jogada. Isso sugere um aperfeiçoamento da estratégia de evaporação na qual você tenta evaporar seus discos de fronteira enquanto não está tão preocupado com o número total de discos lançados em cada turno.
É bastante fácil perder o controle do jogo nos primeiros movimentos. Jogue o movimento errado e seu oponente poderá restringir sua escolha de movimentos para aqueles que trabalham a seu favor. Embora os conceitos discutidos acima possam ajudar a orientar seus movimentos iniciais, vale a pena procurar algumas aberturas padrão que parecem preservar o equilíbrio de controle, pelo menos por um tempo. A página de abertura tem um guia passo a passo ilustrado para algumas das variações de abertura mais promissoras e uma lista de aberturas com nome comum.
Guias de estratégia e amp; Outros links:
Enquanto minhas notas sobre Reversed Reversi são todas originais, partes deste guia de estratégia foram copiadas, adaptadas dos guias existentes encontrados em alguns dos sites mencionados acima. Como Tom Lehrer colocou em sua música Lobachevsky: -

Guias Net4TV.
Recursos para o resto de nós.
Como ganhar no Reversi.
Postado: 13 de maio de 2014 pela iacta.
Reversi é fácil de jogar, mas não é tão fácil de ganhar. até que você conheça o segredo. Aqui está a chave para se tornar um jogador da Reversi que pode desafiar qualquer um.
Reversi tem sido um popular jogo de dois jogadores desde que foi publicado pela primeira vez na Inglaterra há mais de um século. Embora existam várias variantes, a mais popular é a que temos no Games4TV, que é executado em uma grade 8x8.
O jogo Reversi também é publicado por várias empresas como Othello (sob licença da empresa de jogos japonesa Tsukuda, que detém a marca Othello para ela). Existem muitos jogadores muito sérios de Reversi em todo o mundo, e há algumas versões magistradas do computador que procuram e exploram cada movimento e são quase impossíveis de vencer.
O oponente do computador Games4TV joga um jogo de "nível médio" e usa a estratégia que todos os bons jogadores de Reversi conhecem: controle os cantos. É fácil de entender e, uma vez que você obtém, muitas vezes você pode vencer o jogador do computador, além de oferecer um jogo divertido e desafiador para seus amigos, familiares e visitantes.
Fundamentos do Reversi.
Os movimentos básicos de Reversi são simples. Rode as pedras do seu oponente com as suas, em uma direção vertical, horizontal ou diagonal, e você as capturará e as "inverterá" para a sua.
Cada movimento que você faz deve capturar pelo menos uma pedra do adversário. Se não, você não pode colocar sua pedra naquele quadrado. Na imagem abaixo, os círculos mostram onde as pedras brancas podem ser colocadas neste layout da placa, com uma seta mostrando a pedra branca do outro lado da pedra negra que irá capturar.
Jogando para os cantos.
A imagem abaixo demonstra o poder do canto. Na foto esquerda, o branco parece estar bem adiantado, com 27 pedras para os negros 16. Mas assim que o preto toma a esquina, na imagem certa, as pedras ao longo do flip vertical e diagonal e preto estão à frente 24 a 20 .
Agora, vejamos por que os negros conseguiram ir na esquina. White colocou suas peças nos pontos ao lado da esquina. Assim que o preto conseguiu obter uma de suas peças em algum lugar no quadro para fazer uma linha, coluna ou diagonal, o canto era dele!
O canto é o ponto mais poderoso! Primeiro, você tem a oportunidade de mudar muitas pedras para as suas quando você obtê-lo. Mas ainda mais importante, uma vez que você tem, você não pode ser cercado e capturado. À medida que Reversi se desenrola, os pontos podem mudar de cores muitas vezes, e aquele que parece estar à frente pode não ser o vencedor no final. O jogador que controla os cantos geralmente será o vencedor. Sempre cale um canto quando puder.
Mantendo os Cantos do seu Oponente.
A razão pela qual Black pôde tomar a esquina era que o branco colocou suas pedras em manchas que deram a esquina negra. Lembre-se, cada movimento deve ser uma captura, então, se não houver uma pedra do adversário ao lado do local, você não poderá colocar a sua pedra lá. Na foto à direita, os sinais de exclamação mostram os lugares tentadores que o branco não deveria tomar, porque qualquer um deles deixaria o canto preto. O preto não pode virar a esquina até que um desses pontos tenha uma peça branca nele.
Agora, neste momento você pode perceber que o preto tem uma peça ao lado da outra esquina. Black fez uma jogada perigosa que pode voltar a assombrá-lo se o branco for capaz de tomar o canto superior direito - branco seria capaz de virar a linha inteira, bem como ocupar ambos os cantos, se o preto lhe dá a abertura para fazer isto.
O ponto mais perigoso de todos é o local ao lado de um canto na direção diagonal, e esses são geralmente alguns dos últimos movimentos feitos em um jogo Reversi. É muito fácil para o seu oponente virar um pedaço em algum lado da diagonal durante outra peça. Assim que ele tiver um, sua peça na diagonal ao lado do canto o deixa tomar a esquina.
The Power Spots em Reversi.
Você quer evitar jogar sua peça ao lado da esquina, e se você puder, você quer forçar seu oponente a tocar suas peças lá. Lembre-se, não só todas as jogadas devem ser uma captura, mas um jogador deve fazer um movimento por sua vez, se houver algum movimento possível (mesmo que sejam apenas movimentos ruins).
Para controlar o acesso aos cantos e fazer com que o adversário jogue nos lugares perigosos, os pontos de poder que você deseja são os dois quadrados dos cantos.
E como você obtém esses? Bem, os quadrados que estão a dois quadrados daqueles são os que os controlam. Este diagrama mostra os pontos importantes para jogar. Os cantos (1) são os pontos mais importantes, os quadrados que os controlam (2) são os próximos mais importantes, e os quadrados que controlam esses (3) são onde você deseja começar cedo.
A estratégia de ir para os pontos de poder são a chave para jogar um bom jogo de Reversi. Você não precisa (e não) obtê-los todos, mas o mais deles que você pode obter, e depois usar com sabedoria para controlar os cantos, melhor jogador do Reversi você será. Na verdade, apenas com essa estratégia, você poderá jogar um jogo muito bom.
Jogando outro jogador humano.
Com o nosso Games4TV Reversi no modo de 2 jogadores, você pode jogar contra um membro da família ou amigo. O reprodutor do computador está desligado, e ambos os movimentos em preto e branco são feitos pelo jogador humano - o tabuleiro do jogo apenas impõe as regras e conta as pedras.
Jogue passando o mouse ou tablet para frente e para trás. Na verdade, é melhor jogar na placa do Games4TV do que um quadro físico, porque você não precisa girar as peças, e elas não são desalojadas quando a placa é batida.
Uma coisa sobre os seres humanos - eles nem sempre pensam logicamente, especialmente quando há algo atraente que os atrai. Os bons jogadores de Reversi às vezes usam isso para sua vantagem, atraindo seu oponente para fazer aquelas maus jogadas que produzem o canto. Afinal, se colocar uma pedra vai virar muitas pedras para a sua cor, é fácil ficar entusiasmado com todas essas pedras e ignorar que uma esquina será abandonada por essa peça.
Lembre-se de que não importa quem esteja adiante durante o jogo - só importa quem tem mais pedras no final. Muitos jogadores bons só levam alguns pedaços em seus movimentos de abertura, porque eles estão indo para a posição e não o número de peças.
Estratégias de desenvolvimento no modo de 2 jogadores.
O Games4TV Reversi permite que você vá para frente e para trás entre o modo de um jogador, onde o oponente do computador joga preto e o modo de dois jogadores, onde ambos os movimentos são feitos pelo mouse ou pelo toque. Você pode mudar os modos entre movimentos no mesmo jogo. O computador se moverá assim que for a vez de preto, então, se você quiser mudar para dois jogadores, faça a mudança antes de fazer seu movimento (branco).
À medida que suas habilidades de Reversi melhoram, isso pode ser uma maneira útil de configurar situações do jogo, jogando ambos os lados, depois mudando para o modo de um jogador e vendo como o oponente do computador tenta sair deles. Ou, você pode jogar os dois lados, tentando uma estratégia diferente para cada um. O computador joga com a estratégia de posicionamento que descrevemos acima, então quando você está no ponto em que você pode vencê-lo regularmente, você está conseguindo ser um bom jogador!
O branco sempre é o primeiro no nosso jogo Reversi, mas, como não há muita sorte no jogo, há uma vantagem posicional. Para deixar Black tocar primeiro, pressione o botão Pass em sua primeira vez, em vez de fazer um movimento.
Convide amigos e vizinhos a jogar.
Nosso jogo Reversi pode ser o entretenimento para um dia chuvoso quando os netos visitam e também pode ser uma ótima desculpa para convidar amigos e vizinhos a jogar. E, com apenas um pouco de prática, e o conhecimento da estratégia, você vai impressioná-los com seu domínio deste clássico jogo.

Dicas e estratégia do Reversi.
Ganhar no Reversi exige habilidades consideráveis ​​e pensamento estratégico. Aqui estão alguns conceitos estratégicos a serem considerados.
Olhe para frente.
Em Reversi, não é suficiente para simplesmente tentar capturar o número máximo de peças de seu oponente em cada turno. Além do nível iniciante, você precisará considerar as ramificações de seus movimentos na linha e olhar para frente, muito além do movimento atual. Por exemplo, para dar uma volta, primeiro você precisa forçar seu oponente a jogar na praça ao lado da esquina.
Os computadores são muito mais proficientes em olhar para frente e analisar possíveis resultados do que os humanos. É por isso que os bons oponentes do computador batem bons jogadores humanos.
Pegue os cantos.
A vantagem de tomar os cantos é óbvia: uma peça de canto não pode ser virada pelo seu oponente. Os bons jogadores trabalham para se preparar para tomar os cantos. No entanto, tomar cantos não é o objetivo final, mas sim parte da imagem estratégica geral.
Limite suas opções de oponentes.
Para atingir seu objetivo, você precisa fazer jogadas que limitam as opções do seu oponente e forçá-las a certos movimentos.
Um exemplo disto é a chamada "estratégia mínima de disco # 82221". A essência desta estratégia é o menor número de discos que você tem em jogo, menos opções que seu oponente terá. Claro, em algum momento do jogo, você abandonará essa estratégia e começará a lançar as peças do seu oponente no serio.
Learnplaywin agora tem um guia avançado de estratégia de reversi se você gostaria de aprofundar esse tópico.
Mais recursos estratégicos Othello.
A discussão acima é nada mais do que um guia para apresentá-lo a alguns conceitos da estratégia Othello. Abaixo estão links para recursos onde jogadores intermediários e avançados podem estudar mais o jogo:
Estratégia no Yahoo Games & # 8211; Boa explicação de conceitos estratégicos básicos.

Estratégia reversa básica
Isto é (muito em breve) por que o primeiro elemento estratégico é tentar obter mais movimentos, obtendo o CENTRO da forma de jogo e mantendo os discos COMPACT e com poucos.
Exemplos de ataques e sacrifícios podem ser encontrados em documentos de estratégia completos.
tente não obter muitos discos, fique central e compacto, evite obter bordas.
Obter qualquer disco estável que você possa, sempre tentar maximizar a mobilidade e, se você precisa ir em uma ponta, tente colocar seus discos com uma forma equilibrada.

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